TESTE SUA CARREIRA


Todo profissional que tem interesse em crescer e desenvolver sua carreira deve pensar em seu plano de carreira. Sem dúvida alguma, esse é o ponto de partida para uma carreira bem sucedida, e mostra que essa pessoa é capaz de um planejamento eficiente, de definir e seguir metas e, principalmente, efetuar revisões e mudanças, sempre que necessário.

Claro que o bom profissional almeja o Sucesso Profissional, mas sabemos que está cada dia mais difícil conseguir impulsionar a carreira com o mercado tão competitivo.

Muitas pessoas não entendem o motivo de não conseguirem ultrapassar alguns obstáculos que ameaçam o desenvolvimento da carreira

É óbvio que existem vários fatores, que independe de nossa vontade, mas podem ao menos serem amenizados – se você investir em si mesmo. 

Apesar de não haver fórmulas prontas, é possível e necessário avaliar alguns pontos fundamentais na condução da vida profissional.

Este teste foi elaborado com o objetivo de mostrar se você está no caminho certo, se está assumindo posturas e atitudes que reforçam ou combatem os fatores externos. 

E então, você tem avaliado sua carreira? Tem tratado as questões ligadas a ela com seriedade e profissionalismo? 

Responda sim ou não para as questões abaixo e descubra!

1- Tenho objetivos pessoais e profissionais claramente definidos.
( ) Sim ( ) Não

2- Encaro todas as situações adversas como nova oportunidade de crescimento pessoal ou profissional.
( ) Sim ( ) Não

3- Sempre procuro participar de algum curso de aperfeiçoamento ou qualificação.
( ) Sim ( ) Não

4- Assino revistas e/ou periódicos de interesse geral e profissional.
( ) Sim ( ) Não

5- Sempre vou a lugares onde conheço pessoas interessantes para meu relacionamento pessoal e profissional.
( ) Sim ( ) Não

6- Nos últimos dois meses li pelo menos um livro de assuntos gerais.
( ) Sim ( ) Não

7- Aproveito minhas horas de folga para me relacionar com a família e amigos.
( ) Sim ( ) Não

8- Nos últimos seis meses frequentei cursos, congressos, seminários, ou entidades de classe relacionadas com minha atividade ou profissão.
( ) Sim ( ) Não

9- Procuro resolver problemas e realizar tarefas de diferentes maneiras.
( ) Sim ( ) Não

10- Procuro frequentar cursos de idiomas para crescer profissionalmente e culturalmente.
( ) Sim ( ) Não

11- Procuro não levar trabalho para casa, tento resolver tudo na empresa.
( ) Sim ( ) Não

12- Demonstro simpática e atenção com todos os colegas de trabalho, independente do cargo ou função desempenhada.
( ) Sim ( ) Não

13- Sei diferenciar muito bem o que é urgente e o que é importante.
( ) Sim ( ) Não

14- Invisto em minha aparência pessoal.
( ) Sim ( ) Não

15- As opiniões da equipe de trabalho influenciam em minhas decisões.
( ) Sim ( ) Não

16- Procuro dizer sempre o "sim" e o "não" de maneira profissional.
( ) Sim ( ) Não

17- Sempre cumpro os prazos e horários estipulados para compromissos pessoais e profissionais.
( ) Sim ( ) Não

18- Me preocupo tanto com a minha imagem, quanto com minha competência.
( ) Sim ( ) Não

19- Se precisar, mudo as prioridades para atingir resultados necessários.
( ) Sim ( ) Não

20- Normalmente visto a camisa da empresa e se precisar faço alguns "sacrifícios" para meu crescimento na empresa.
( ) Sim ( ) Não

21- Trabalho com expectativas de sucesso, mas procuro não ter medo de errar ou falhar.
( ) Sim ( ) Não

22- Preciso e consigo me coordenar para fazer várias coisas ao mesmo tempo.
( ) Sim ( ) Não

23- Quando estou de folgo procuro investir em cultura, frequentando lugares como teatro, cinema, exposições e eventos em geral.
( ) Sim ( ) Não

24- Apesar de formado estou sempre estudando para me manter atualizado e bem informado sobre as tendências de mercado.
( ) Sim ( ) Não

25- O bom humor e a simpatia são fundamentais, mesmo com problemas na vida pessoal ou profissional.
( ) Sim ( ) Não

26- Tento aperfeiçoas minhas limitações e imperfeições, e sempre assumo meus erros.
( ) Sim ( ) Não

27- Críticas são bem aceitas, pois ajudam a melhorar a minha vida pessoal e profissional .
( ) Sim ( ) Não

28- Procuro sempre esclarecer algum mal entendido. Me aproximo das pessoas para conversar abertamente sobre algo que me incomoda, mesmo sendo meus superiores ou colegas de trabalho.
( ) Sim ( ) Não

29- Acredito em meu potencial, em minha competência e em minha experiência.
( ) Sim ( ) Não

30- Invisto financeiramente em minha aparência, pois imagem é muito importante.
( ) Sim ( ) Não

Para cada sim some 1
Para cada não some 0,5

Total de pontos:____________

Gabarito

0 a 14 pontos - Nível de risco

Você anda muito descuidado. Você precisa de mais atenção e disciplina para se manter atualizado com as mudanças e novidades do mercado de trabalho. Não desista, não jogue a toalha se seus esforços não estão gerando o resultado esperado. Procure estudar, se informar, fazer cursos profissionalizantes, enriqueça seu currículo. Leia, se informe, se atualize. Conheça a trajetória de profissionais de sucesso, e veja como eles começaram, como eles se esforçaram, e o que fizeram quando precisaram vencer o desânimo, recomeçar, recuar e tentar novos caminhos. Avalie seu comportamento, seja proativo, organize sua carreira e fique sempre atento aos pontos que podem comprometê-lo.

De 15 a 19 pontos - Nível regular

Para este tipo de profissional é muito importante a prática da autocrítica. Você deve ficar atento nas atualizações do mercado e também precisa tratar de questões ligadas a seu comportamento interpessoal. Não seja inflexível, procure entender as mudanças e as dinâmicas dos negócios que te rodeiam. Procure ser mais simpático com as pessoas e não fazer diferenciações por causa de seu cargo ou posição. Se preciso mude de opinião, ouça conselhos, peça ajuda, mas não prejudique ninguém. Reavalie seus pontos fortes e fracos e invista em sua carreira. Se atualize, não pare de estudar, mais qualificação é sinônimo de maiores rendimentos profissionais.

De 20 a 24 pontos - Nível bom

Você está no caminho certo. Corrija sua hesitação em alguns pontos relacionados a investimentos e inovação. Você sabe que o planejamento e criatividade são as peças fundamentais para conquistar metas audaciosas. Fique atento aos descuidos em relação às exigentes práticas do mercado e ao relacionamento no trabalho. Fique atento à pequenas falhas que podem causar grandes prejuízos. Continue sendo pró-ativo e solícito. Procure trocar experiências e interagir mais com outros colegas de trabalho. Importante sempre correr atrás de informações e atualizações.

De 25 a 30 pontos - Nível excelente
Como profissional você é muito consciente de suas responsabilidades, e certamente, de sua empregabilidade. Você está sempre atento e procura cuidar de todos os pontos relacionados ao planejamento de sua carreira e sabe que pode vencer por meio da inovação, da capacidade de criar alternativas novas para os negócios de sua empresa. Continue sempre buscando o aperfeiçoamento para continuar conquistando muitas vitórias. Mas lembre-se: você não é insubstituível, então não deixe o sucesso subir à cabeça, tenha humildade, saiba que sempre podes aprender mais e mais...


Links
PÁGINA DE CURSOS:

PÁGINA DE AFILIADOS: 

Seguidores