ESPREGUIÇANDO




BENEFÍCIOS DE SE ESPREGUIÇAR

A rotina apressada faz com que saltemos da cama num pique só, deixando passar batido um pequeno prazer: espreguiçar-se. Só que uma boa esticada, além de deliciosa, é uma grande amiga da saúde. 

Veja os motivos para tornar o movimento um hábito indispensável no dia a dia. 

Acorda o cérebro 
Ao dar aquela espreguiçada, os músculos se esticam, a circulação sanguínea é ativada e comunica ao cérebro que o momento de descanso terminou. Isso ajuda a dar "aquele gás" na disposição.  

Dá mais prazer 
O ato de se espreguiçar causa uma enorme sensação de prazer. Isso porque quando se esticam os músculos liberam a endorfina, substância causadora do bem estar, e a serotonina, que ativa a memória e a disposição corporal nos dando prazer para encarar um dia cheio de atividades.

Afasta dores de cabeça 
O tipo mais comum de dor de cabeça é a cefaleia tensional que, entre outras coisas, pode ser causada pela tensão muscular. Portanto, espreguiçar ajuda a mandar a dor embora, pois os músculos distensionados enviam informações de que o cérebro também pode relaxar. 

Lubrifica as articulações 
Espreguiçar também é uma boa maneira de lubrificar e manter as articulações em ordem. Nossas articulações possuem o chamado líquido sinovial, cuja função é auxiliar na lubrificação das articulações, ou seja, auxiliar o bom funcionamento delas. Para mantê-lo em bons níveis, o alongamento dos músculos é fundamental. 

Deixa o corpo mais jovem 
A partir da adolescência, começamos a perder a flexibilidade. Por falta de alongamento, problemas de coluna e joelhos começam, cada vez mais, a aparecer nos jovens. Espreguiçar-se é uma forma de alongar e preservar a flexibilidade. 

Reduz riscos de lesões 
É importante a prática do bom alongamento ao dia a dia, para evitar os problemas típicos de lesões praticadas por esportes eventuais. Espreguiçar deve ser um hábito diário, realizado pela manhã e à noite. 

Alivia a fibromialgia 
É cientificamente comprovado que para os portadores da fibromialgia (a doença em que o paciente apresente uma condição de dor generalizada e crônica). Espreguiçar-se pode trazer um bom alívio às dores, pois o alongamento da musculatura de todo o corpo ajuda a minimizar a tensão acumulada nas articulações. 

ESPREGUICE-SE, ALONGUE-SE

Seguidores