Espelho, Espelho meu... Quem come melhor que EU?


Alimentos podem barrar o envelhecimento.

Alimentar-se bem é a primeira e principal dica para ter uma vida saudável e duradoura. E além disso, para conquistar uma pele mais bonita e sem rugas, existem alimentos específicos que ajudam a previnir o processo de envelhecimento da pele.

Tomate, abóbora, alho, limão, arroz integral e chocolate
São fontes de antioxidantes, que combatem os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento. O ácido que contém nos tomates podem proteger a pele dos rios solares e agentes externos. Mas as estrelas desse time são os alimentos de tons alaranjados, avermelhados, roxos e os cítricos. Até o chocolate pode entrar nessa lista do bem. A versão amarga é mais rica em antioxidantes do que vários sucos de frutas.

Frutas cítricas, folhas, cenoura e gérmen de trigo
Representam os alimentos ricos em vitamina C, E e betacaroteno, substâncias fotoprotetoras, que defendem a pele da ação dos raios solares. O melão, a melancia, o salmão, o gérmen de trigo e o levedo da cerveja ainda auxiliam a reparar o DNA, que pode ser prejudicado pelos raios ultravioleta. O ácido fólico, encontrado nas folhas verde-escuras, também ajuda a proteger a pele do sol. As frutras cítricas como: abacaxi, laranja, limão, tangerida, acerola, entre outras, são ricas em vitamina C que ajuda a recuperar os vasos sanguineos da pele, estimulando o colágeno, reduzindo a desidratação e inchaço da pele abaixo dos olhos  e melhorando seu fortalecimento. 

Amêndoas, feijões, lentilha, nozes e grão-de-bico
Amêndoas, feijões, lentilha, nozes e grão-de-bico possuem esses dois minerais que também agem na vitalidade da sua pele. Eles estimulam a produção de colágeno. Eles são bons cicatrizantes, além de combater os radicais livres e suavizar a pele, especialmente se existir alguma irritação.


Carne, frango e ovos
Juntamente com os peixes e os laticínios, são fontes de proteína animal, nutriente usado na fabricação das fibras de colágeno. Também atuam na renovação celular, além de constituir a matéria-prima para hormônios com ação anti-inflamatória e ajudar a evitar a perda muscular, um dos fatores responsáveis pela flacidez da pele.

Água, chá verde e sucos
Os líquidos hidratam o organismo, são importantes para a pele e ainda ajudam a evitar a prisão de ventre, que prejudica a elasticidade e o viço. Além da água, não deixe de beber chás verde, vermelho, branco e os sucos, especialmente o de uva, pois são ricos em antioxidantes.

Iogurte
O iogurte é responsável por manter os probióticos, bactérias que regulam o intestino. Com o intestino preso, a pele sofre porque passa a receber mais toxinas. “O iogurte pode auxiliar no combate a manchas e alergias, surgidas quando a digestão não vai bem e que dão um aspecto mais envelhecido a pele”.

Peixes, linhaça e azeite
O salmão é perfeito para manter a pele brilhante e macia, pois contém Ômega 3 que auxilia na manutenção da barreira epidérmica, que protege o tecido, melhorando sua textura e hidratação. Todos os tipos de peixe, especialmente os de água fria, como a sardinha e a truta, contam com ômegas 3, 6 e 9, que têm efeito antienvelhecedor. A linhaça, o gergelim, o azeite, as oleaginosas e os ovos também contam com esses nutrientes.

Soja
A soja contém isoflavonas, que atua da mesma maneira que o hormônio feminino estrógeno na pele. Com o envelhecimento e a perda de estrógeno, a pele vai ficando mais fina e sensível, o que colabora para o aparecimento das rugas e por conta disso, a soja pode ajudar no combate aos sintomas da TPM e prevenir a osteoporose.

Castanha do Pará
A Castanha do Pará é rica em selênio, alimento essencial para o crescimento e fortalecimento de unhas e cabelos. A gordura presente na castanha é um exelente lubrificante e é indicada principalmente para as peles mais secas. Seu princípio ativo auxilia a formar um filtro de proteção que evita a perda da oleosidade natural da derme. 

Os inimigos da Pele: Fast Food e Açúcar
Vários estudos demonstraram que o açúcar e os carboidratos simples, como pão branco e massas, tem efeito pró-inflamatório, que pode provocar falta de viço, flacidez, rugas e manchas. Essas substâncias liberam grandes taxas de glicose no sangue, atrapalhando seu processo de absorção nas células. A gordura trans também é prejudicial à saúde da pele, pois aumenta a produção de radicais livres e o processo inflamatório, que favorece o aparecimento precoce dos sinais da idade.


Seguidores