O INVERNO CHEGOU






20 de junho começa oficialmente o Inverno





Na noite desta 4ª feira, dia 20, inicia oficialmente a estação de inverno no Brasil que terá temperaturas dentro do esperado.

A estação que incide sobre o hemisfério sul do país, até a noite do dia 23 de setembro, deve ter temperaturas mínimas oscilando em torno dos 3ºC, em Campos do Jordão, Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, e máximas de 34,3°C em Conceição do Araguaia, no sudeste do Pará. 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), nada fora do comum deve acontecer durante o inverno deste ano. A intensidade do frio pode variar de acordo com a força da massa de ar polar ao cruzar o território nacional, o que pode causar geadas, chuvas de granizo e pode até mesmo nevar. 

O Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet já prevê quais serão os índices máximos e mínimos médios para cada zona brasileira. 

O cálculo das temperaturas foi feito a partir das médias dos índices, para os meses de junho e julho. 

A Região Sul deve registrar a menor temperatura média na Serra de Santa Catarina durante o mês de julho, com 5,7º. A máxima prevista é de 22,8°C no município de Urussanga, no sul catarinense. 

A Região Centro-Oeste, por sua vez, deve registrar temperatura mínima média de 11,7ºC durante o mês de julho, em Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul. A máxima será de 32,8ºC, em Diamantino, no norte do Estado. 

O Nordeste do País sentirá mais frio em julho em Santa Rita de Cássia, no extremo oeste baiano, com índice de 11,9ºC. Já a temperatura média mais alta da região será registrada nos termômetros de Floriano, no Piauí, que marcarão 33,8ºC. 

O inverno na Região Norte deve ter temperatura mínima média de 15,4ºC em Palmas, no Tocantins, durante o mês de julho. As altas para a região ficam em 34,3ºC, em Conceição do Araguaia, no Pará. Além das cidades que ficam na serra de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, a menor temperatura média prevista para todo o País deve ser em Campos do Jordão, interior de São Paulo, que pode chegar a marcar 3ºC em julho. Já a máxima para o Sudeste ficará em torno dos 32,8, no oeste de Minas Gerais, no município de São Francisco.



Seguidores