Malta - Supernova

Aprenda a Cuidar de Seus Cabelos


Aprenda a cuidar de seu cabelo igual ao Salão



Mas primeiro é preciso tirar algumas dúvidas.

1) Qual a função do shampoo e do condicionador? O shampoo sem sal é essencial para limpar suavemente os fios, sem agredi-los. Mas é importante ressaltar que existe um shampoo certo para tipo de cabelo. A aplicação do condicionador também é uma etapa importante para deixar os cabelos sempre hidratados e desembaraçados.

2) Qual a diferença entre creme para pentear, máscara de tratamento e ampola de nutrição instantânea. Como usá-las? O creme para pentear, além de facilitar o penteado, reduz o volume do cabelo, modela e deixa os fios macios e brilhantes. A máscara de tratamento une complexos vitamínicos e ativos ultra nutritivos para tratar profundamente os fios. A ampola é o cuidado que o cabelo precisa para um tratamento intenso e rápido, nutrindo fio a fio. Além de reconstruir o fio, proporciona cabelos mais saudáveis. 

3) Por que não devo substituir o condicionador pela máscara capilar? Abandonar o condicionar significa uma vantagem para o bolso da mulher e a ajuda a economizar tempo durante o banho. Então, ao deixar a máscara – que é um tratamento – agir por menos tempo nos fios, a mesma cumpriria a função do condicionador. Porém, nesta situação, o cabelo pode não ter as cutículas dos fios totalmente seladas e ficar desprotegido. Mas, as funções dos produtos são diferentes. Além de proporcionar maciez e desembaraço, o pH mais baixo do condicionador garante uma proteção para os fios após a sua aplicação. Isso acontece porque, ao selar as cutículas, ele ajuda a neutralizar as cargas negativas geradas durante a lavagem com o shampoo, impedindo que eles fiquem tão expostos a fatores do ambiente, como a poluição, absorvam resíduos e se enfraqueçam. 

4) Quem tem os cabelos oleosos pode usar condicionador? Claro que pode e deve! Os cabelos oleosos também precisam fechar as cutículas após a lavagem com shampoo, para protegê-los de agressões externas e torná-los mais macios e brilhantes. Mas é preciso usar um condicionador específico para esse tipo de cabelo e aplicá-lo somente do comprimento até as pontas. Nunca na raiz! 

5) Quantas vezes por semana pode-se usar o shampoo antirresíduos? Os shampoos antirresíduos realizam uma limpeza profunda nos cabelos, removendo as impurezas e resíduos acumulados na superfície dos fios e no couro cabeludo. O ideal é usá-lo uma vez por semana para deixar as madeixas macias e maleáveis, sem o risco de ficar ressecadas. 

6) Qual a diferença entre a ação da máscara capilar e ampola de nutrição instantânea? A principal função da máscara é tratar os cabelos. A ampola de nutrição instantânea tem o objetivo de fazer uma recuperação mais rápida dos cabelos, pois possui mais ativos que a máscara e, por isso, tem uma ação mais intensa. No entanto, ambas têm o pH mais elevado, que permite que os ativos penetrem mais facilmente nos fios, de modo a garantir muito mais o seu resultado e eficácia. Mas elas não conseguem neutralizar totalmente as cargas do fio, por isso faz-se necessário o uso do condicionador para selar as cutículas é fundamental.

É importante cuidar de dentro para fora também.

Mas não adianta apenas investir na parte externa, investindo em tratamentos, às vezes caríssimos, se em contrapartida não houver uma alimentação saudável. 

Pesquisas revelam que existem nutrientes específicos, responsáveis pela nutrição do bulbo capilar. Quando eles estão em falta no organismo, ocorre o enfraquecimento e ressecamento dos fios.

Inositol: cereais integrais, gérmen de trigo, farinha e farelo de aveia e de trigo, grãos, nozes, sementes e legumes.

Biotina: cereais integrais, gérmen de trigo, farinha e farelo de aveia e de trigo, leite e derivados, ovo e carnes.

Ácido pantotênico: carnes em geral, cogumelos, abacate, brócolis, gema de ovo, leveduras, leite, batata-doce, milho, gérmen de trigo, farinha de aveia.

Aminoácidos: carnes em geral e leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico)

Uma alimentação rica em cereais integrais, hortaliças, frutas, carnes e ovos deixa o cabelo mais bonito, e faz ele crescer mais depressa.

Mas para que haja uma absorção adequada dos nutrientes, o intestino precisa estar bem hidratado. 

O verdadeiro segredo para desfilar madeixas incríveis é aliar os cuidados de dentro para fora com os de fora para dentro. 

Ou seja, ter uma boa alimentação e beber bastante água, e complementar com cuidados corretos: lavar da maneira correta os fios, usar bons produtos, usar bons cremes hidratantes e evitar danos de secador, chapinha e químicas. 

A Arginina tem papel fundamental nesse cuidado externo. Sem ela, o bulbo não produz mais fios. Usar produtos que reponham a Arginina do cabelo ajuda o cabelo voltar a crescer de maneira saudável. 

Na correria do dia a dia, às vezes quem sofre é o nosso cabelo. A gente só se dá conta disso quando acorda atrasada, olha para o espelho e vê aquela raiz ensebada, ou aqueles fiozinhos arrepiados. 


Abaixo dicas de "tratamentos fast":

1) Cabelo oleoso: usar um shampoo de lavagem a seco, que geralmente vem em forma de spray, na parte superior da cabeça ou o uso de um pó texturizador, que além de absorver a oleosidade, dará volume à raiz. 

2) Cabelo armado: para dar um jeito no mau humor das madeixas: molhar um pouco o cabelo e aplicar um leave-in específico para cabelos rebeldes e indisciplinados. Se preferir faça um trança ou coque, e solte depois de seco. O cabelo ficará com efeito levemente ondulado.

3) Cabelo com frizz: dica colocar três gotas de óleo de Argan nas mãos, e espalhar sobre o comprimento até as pontas. Ou aplicar um leave-in termoativado e passar o secador. Em seguida, prender o cabelo ainda quente num coque, para depois soltá-lo. Se o cabelo for crespo, pode molhar um pouquinho o cabelo antes de fazer esse processo. 

4) Cabelo ressecado: existem ampolas de hidratação que fazem verdadeiros milagres em apenas 1 minutinho. Elas podem ser usadas durante o banho, após lavar os fios. É um jeito de você deixar a madeixas sempre bem tratadas sem precisar perder muito tempo com tratamentos demorados, toucas, salão, etc.

5) Cabelo com cheiro ruim: se você vai sair com amigos que fumam, existem finalizadores que fazem com que o cheiro não "pegue" no seu cabelo. Além de cheiroso, ele ficará mais brilhante e sedoso. Aplique nos cabelos secos antes de depois da festa. 

6) Você demorou no banho e não vai ter tempo de secar o cabelo? use um leave-in antes de sair de casa. Use um produto específico para seu tipo de cabelo. Se for liso, use um produto específico para controle de frizz. Se for cacheado, use um modelador de cachos. Se for quimicamente danificado, opte por um produto que lubrifique as cutículas, evitando a quebra durante a escovação. 

Seguidores