A meia-calça é peça indispensável no guarda roupa da mulher que gosta de se vestir bem e com estilo.
Ainda bem que pra esta estação, o que não vai faltar é opção. Elas aparecem em versões bordadas, rendadas, com estampas que vão de bolinhas à flores e listras.
Vale a pena conferir alguns modelos e entrar nessa onda. Mas use com moderação.
OBS: é difícil de imaginar, mas as meias-calças tiveram seu nascimento em pernas masculinas! Até o século 20 os nobres disputavam os modelos entre si.
A partir deste período, como as moçoilas começaram a ousar e mostrar um pouquinho das pernócas, as meias começaram a entrar, aos poucos, no guarda-roupa feminino.
Nas décadas de 1940 e 50, a meia-calça estava presente em atrizes e dançarinas. Daí para frente foi só sucesso!
Hoje em dia, a peça é essencial na gaveta da mulher. Os modelos variam muito e podem ser usados tanto de noite como de manhã, no frio e no calor.
A meia-calça é uma substituta perfeita da calça que é a peça principal do nosso inverno.
Ela pode combinar com vestidos e saias, até com short jeans. Os calçados também podem variar, de saltos altos a sapatilhas e botas de todos os tipos. Tudo depende do seu estilo.
No figurino das celebridades a meia-calça é quase regra. Confira alguns looks:
Meia-calça preta fina:
Kate Hudson acertou em cheio ao combiná-la com um look de vestido sessentinha em tecido, com textura dourada e sandália plataforma preta.
As meias-calças lisas são as mais versáteis e práticas, e quando aparecem nas cores pretas, marrons ou brancas são bem mais fáceis de serem combinadas.
A dica é investir em calçados da mesma cor, principalmente para as mulheres que compõem uma produção longilínea.
As meias-calças pretas com fios mais grossos deixam o visual com efeito mais moderno quando combinadas com calçados coloridos.
Independente do modelo de meia-calças elas são democráticas e podem ser usadas por mulheres de todas as faixas etárias, desde as mais novinhas até as mais velhas, portanto vale à pena investir nesse acessório super prático.
Além disso, as meias-calças são consideradas peças-chaves nessa temporada para compor looks de inverno, pois deixam você estilosa e moderna, mas ao mesmo tempo aquecida para a estação.
Anja Rubik:
Anja está linda com este corte de cabelo e aparece em um look chic e moderno.
Seu visual é composto por vestido em paetê fosco preto com modelagem desconstruída, sapato e pulseira bicolor, super estilosos por sinal. Ela combina com meia-calça preta fina.
Neste caso, a sugestão seria colocar uma meia preta trabalhada com desenhos, pois são perfeitas para quem tem pernas muito finas como Anja. Elas dão a impressão de que as pernas são mais grossas!
Outras opções para deixar o visual moderno e atual é investir nas meias-calças com fios mesclados e texturas caneladas, as quais combinam perfeitamente com casacos longos, vestidos e produções sobrepostas com cardigãs maiores.
Meia-calça com fio mais grosso:
Beyoncé está linda com este look composto por mini vestido preto e dourado.
Ela usa vários colares e bolsa na mesma pegada: pretos com metais dourados.
Ponto para ela principalmente pelo cabelo, make de Diva, e a escolha da meia-calça preta mais grossa. Esta deve ser fio 80, no mínimo. O sapato preto é perfeito!
O bom é que, além de proteger do frio, esta meia-calça deixa as pernas mais bonitas e torneadas pela compressão do fio.
As meias com fio acima do 20 devem ser usadas em dias frios, em um dia de verão a pessoa vai suar e isso causa estrias.
Meia-calça texturizada:
Selena Gomez: as meias-calças texturizadas são ótimas para quem tem pernas finas, pois dão a impressão de que as pernas ficam um pouco mais grossas.
Aqui Selena compôs um look que é a cara do inverno, com maxi tricô preto e cinza usado como vestido, super tendência.
Ela utiliza cinto largo na cintura, para modelar e delinear a silhueta, bota de cano alto em camurça preta e meia trabalhada com textura, fazendo um desenho xadrez com listras horizontais.
Belíssima, apesar da produção a envelhecer um pouco.
A dica é que mulheres de pernas grossas devem evitar este tipo de meia e quem tem pernas longas deve evitar as meias com riscas verticais, pois dá a impressão das pernas serem ainda mais longas.
Meia-calça arrastão: teve seu auge nos anos 1980, quando Madonna a incorporou a seu visual e figurinos dos shows.
Esse tipo de meia é mais ousado e bem sensual. Muitas pessoas têm medo de usar este tipo de meia-calça, ou por achar sexy demais ou por pensar que ele não pode ser usado durante o dia.
Taylor Momsen, a Jenny Humphrey, de ‘Gossip Girl’, nos prova o contrário.
Ela escolheu um look ‘all black’ cheio de atitude com jaqueta de couro, shorts, blusa e meia arrastão preta!
A dica é: sabendo combinar as peças e escolhendo acessórios bacanas, como ela fez, você pode, sim, desfilar durante o dia com um look diferente, sem parecer sexy ou vulgar!
Britney Spears:
Este sim é um look sexy e vulgar.
Bom senso é fundamental!
Pode sim usar uma meia-calça arrastão durante o dia, porém evite colocar transparências, decotes, ou roupas muito curtas, como ela fez na foto ao lado.
Invista em looks mais simples e neutros e deixe que a meia faça o destaque na sua produção.
Outra dica é que na Europa, durante o outono, as mulheres usam meias em tons de nude (cor da pele) lisas ou com efeito arrastão, criando uma alusão de maquiagem nas pernas.
Os looks são compostos com shorts, saias e vestidos. Será que pega aqui no Brasil?
Meia-calça cor da pele:
Pippa Middleton:
Se a meia cor da pele era considerada brega, com a aparição das irmãs Middleton na mídia elas ganharam força total!
Katy e Pippa usam e abusam deste modelo.
Como as meias apresentam uma tonalidade similar ao tom natural da pele, quando escolhida na cor certa, elas ajudam a disfarçar manchas ou marcas pouco evidentes e deixam as pernas mais bonitas.
Este tipo de meia deve ser usada em dias frescos, nem tão frios, nem tão quentes.
Meia-calça colorida:
Vanessa Hudgens: As meias-calças coloridas são as que mais estão na moda, porém são raramente usadas devido a dificuldade de se fazer uma boa combinação.
Na temporada mais recente de ‘Gossip Girl’, Serena (Blake Lively) e Blair (Leighton Meester) usaram meias coloridas cereja e cinza.
Aqui, Vanessa Hudgens fez a combinação perfeita com meia-calça cinza mescla! Ela usa tudo azul Klein na parte de cima e escolhe casaco e bota midi pretos, mais pashimina marinho e a bolsa Balenciaga estonada com tachões dourados.
Dica: quando usar a meia colorida, combine-a com sapatos pretos ou de tons similares aos da meia. A roupa deve ser básica, em tons neutros, para não brigar com a cor da meia. Cuidado ao combinar estampa e meia colorida. Se você fizer uma boa combinação pode ficar lindo, mas se não souber combinar fica o erro.
Meia-calça xadrez:
Taylor Swift: O modelo xadrez é a cara do inverno e também estão super em alta nessa temporada.
Em tons neutros como preto, cinza, marinho e bege podem até ser usados no trabalho.
Aqui Taylor escolheu uma bela meia xadrez em tons de cinza e preto. A cantora combinou a peça com vestido tomara que caia e maxi cardigã sobreposto e sapatinho Oxford, tudo preto. Ponto pra ela, pois a meia fez o look!
Dica: escolha roupas lisas e de cores sóbrias para combinar com este modelo, como ela fez. Jamais use meia xadrez com aquelas roupas super estampadas.
Você pode usar as meias-calças estampadas para atualizar produções clássicas compostas por bermudas de alfaiataria, camisas e paletós ou terninhos neutros.
Meia-calça rasgada:
Avril Lavigne:
a meia rasgada que, apesar de estar na moda, a sugestão é que fique restrito para mulheres de até 30 anos.
Aqui Avril combinou sua meia rasgada com vestido de tule preto, cinto de duas voltas rosa e coturno! Excelente, pois as meias rasgadas têm uma pegada mais despojada!
A dica de uso para estas meias é abusar dos coturnos, botas e das saias ou shorts.
Como fazer? Pegue a tesoura, corte uns buracos do tamanho que você quiser na sua meia-calça velha e saia desfilando por aí.
Mulheres com pernas grossas, quadris largos ou acima do peso:
O ideal é investir em um modelo de meia-calça opaca, lisa, com cores neutras e escuras. Caso queira optar por meias-calças com desenhos, prefira os modelos com detalhes bem pequenos e com fundo escuro, pois caso contrário, poderão acrescentar mais volume ao corpo, além de deixar as coxas mais grossas e aumentar o volume dos quadris.
Mulheres baixinhas:
Uma ótima dica é combinar a meia-calça com roupas e sapatos em tons próximos, o que deixa a silhueta mais alongada e consequentemente você se parecerá mais alta. Já as mulheres com pernas finas poderão brincar a vontade com as meias-calças estampadas, brilhos, com texturas e cores diferentes para criar a ilusão de que as penas são mais grossas.
Mulheres com pernas longas e compridas:
Nesse caso deve se evitar as meias-calças com listras verticais, já as mulheres com pernas curtas devem abusar das meias-calças com listras verticais para alongar as pernas e deixá-las mais longilínea.