As 10 criaturas mais bizarras do mundo


Essa é uma lista com bichos que, simplesmente, não parecem ser desse mundo. 
Confira abaixo dez criaturas muito estranhas.



1. AXOLOTE

O axolote é uma espécie exclusiva do lago Xochimilco, no México. Seu nome significa “monstro da água” em nahuatl, a língua dos astecas. Felizmente, não é um monstro, é apenas uma espécie de salamandra. Mas que criaturinha esquisita: não só tem uma cara engraçada, mas também um “penteado” vermelho bizarro. Infelizmente, este anfíbio é raro e está em extinção devido à poluição de seu habitat. Também é considerado uma iguaria em algumas partes do México (eu não comeria nem por aposta).


2. POLVO MANTA

Ok, não há algo como um polvo que pareça normal – principalmente depois de Paul, o Polvo vidente da Copa do Mundo. Eles têm três corações, saliva venenosa, bico de papagaio e braços auto-suficientes que parecem pensar por si mesmos (de acordo com especialistas eles não respondem a comandos do cérebro). Mas podemos dizer que há alguns polvos que são mais bizarros do que outros, como no caso de Paul. Mas há uma espécie, chamada de polvo manta que, fisicamente, é bem mais bizarro do que nosso adivinho preferido. A fêmea é 40 mil vezes mais pesada que o macho (sim, você leu corretamente, quarenta mil vezes). O macho tem apenas 2,4 cm e vive como um plâncton qualquer. A fêmea pode chegar a dois metros de comprimento e tem uma membrana similar a um lençol (de onde vem o nome da espécie).



3. SAPO VIDRO

Esse é o apelido dos sapos da família Centrolenidae, que são translúcidos. Ou seja, seu corpo é totalmente transparente, permitindo-nos ver até seus órgãos internos, incluindo o bombeamento de seu coração. A vantagem do corpo transparente é que ele assume a tonalidade da vegetação circundante, tornando difícil de ver o sapo (evitando assim predadores). Podemos encontrar essa espécie na floresta amazônica e principalmente nas selvas tropicais americanas e pode ser usada nas aulas de anatomia do ensino médio sem ser dissecada.


4. BLOBFISH

Este peixe de água profunda gelatinoso tem um rosto que só a mãe dele  deve ter a capacidade de não achá-lo horroroso. Ele é encontrado nos mares que cercam a Austrália e a Tasmânia, o Blobfish leva uma vida bastante passiva, alimentando-se de qualquer pedaço de detritos flutuantes ao seu alcance. Raramente visto vivo, ele ocasionalmente capturado sem querer pela rede de pescadores – mas duvido que alguém realmente queira comer algo com essa cara.


5. ARANHA ASSASSINA

Não se preocupe! Ela tem apenas dois milímetros de comprimento e, apesar do seu nome e de sua aparência, é completamente inofensiva para os humanos. Seu enorme “pescoço” se desenvolveu para aguentar o peso de suas mandíbulas gigantes, que têm presas venenosas. Seu principal alimento são insetos e aranhas menores.


6. PEIXE MACHADO



Visto de frente, o peixe-machado parece de outro mundo, e de certa forma, ele vive em um mundo diferente do nosso. Este peixe de águas profundas é encontrado em todos os oceanos, exceto para as regiões mais frias, e, como o axolote e blobfish, passa sua vida inteira na escuridão quase completa. A única luz que vê é produzido por seres vivos, incluindo ele mesmo, através dos "fotóforos" ou órgãos que produzem luz em seus lados, que lhe permitem atrair a presa e ajuda a escapar de predadores. Parece um peixe assustador, mas tem apenas alguns centímetros de comprimento e não representa ameaça para humanos.




7. CARANGUEJO CABELUDO

Também conhecido como caranguejo Yeti (para quem não sabe, o Yeti é o “Abominável Homem das Neves”). Isso que você vê, na verdade, não são pêlos mas sim um material mais rígido (também encontrado nas pernas de camarões). Esses “pêlos” funcionam como filtro porque essa espécie costuma viver em águas onde há minerais venenosos.


8. CAVALO MARINHO FOLHA

Ele parece uma alga flutuante perdida no mar, mas na verdade é um cavalo marinho. Assim como os polvos, os cavalos-marinhos já são bizarros por si só. Os machos carregam os ovos que as fêmeas depositam neles. Essa espécie nada muito lentamente, o que reforça a impressão de que ele é uma alga. O disfarce serve para enganar os predadores.


9. SALAMANDRA SATÂNICA

Essa salamandra, de longe, também parece uma folha seca, mas de perto é possível ver seus olhos assustadores. Apesar de ser um bicho bem feioso algumas pessoas a querem como animal de estimação. Isso, aliado à devastação de seu habitat, em Madagascar, está levando a salamandra satânica à extinção.


10. HEMEROPLANES

Uma simples larva que merece sua posição nessa lista. Essa obra-prima da natureza é muito difícil de ser encontrada (sua camuflagem ajuda bastante na hora de se esconder) e vive na América Central. Quando está “sossegada”, ela anda por aí como uma larva qualquer, mas quando se sente ameaçada adota a postura de uma víbora ameaçando e assustando seu predador. Até mesmo a cabeça triangular é copiada. Só que o ataque é um blefe, já que ela não é venenosa e, na verdade, não representa perigo algum.

3 comentários:

  1. O blob fish é lindinho demais, alguns já tinha visto em fotos e lido sobre, achei maravilhoso o polvo, parece de outro mundo.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Caramba!!

    Show de bola, parabéns!!

    http://pensadorlivre-bill.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esses bichos dão medo. O Peixe Machado é a cara do Pânico. kkkkk

    ResponderExcluir

Seguidores