Blue Moon



A 'lua azul' pode ser observado no céu ontem.

O fenômeno meteorológico conhecido como 'lua azul', que ocorre em média a cada três anos, aconteceu nesta sexta-feira (31).

Mas quem pensa que isso se refere à cor do astro está enganado. 

O termo se refere à segunda lua cheia em um mesmo mês, quando ela completa sua órbita antes do fim do calendário. 

Neste mês de agosto tivemos uma lua cheia no dia dois e ela reapareceu de novo ontem.

Esse fenômeno ocorre porque o período de fases da Lua dura 29,5 dias, enquanto o nosso mês, exceto em fevereiro, dura 30 ou 31 dias. 


Assim, cada ano em um calendário solar, contém quase 11 dias a mais que o ano lunar. 

Por isso, quando a primeira lua cheia aparece no começo do mês, há a possibilidade de completar o ciclo antes do fim do calendário.


Luas cheias são bonitas de se ver, são especiais pois celebram a poesia, instigam o romance e trazem sensação de bem estar. 

A última lua azul aconteceu em 31 de dezembro de 2009 e a próxima irá ocorrer em julho de 2015. Já em 2018, o fenômeno deve ser duplicado: ao invés das 12 luas cheias que geralmente ocorrem, o ano terá 14. Isso acontece quatro ou cinco vezes a cada século.

O termo foi registrado pela primeira vez em um panfleto de 1524. Desde então, a expressão 'uma vez a cada lua azul' (once in a blue moon), passou a significar uma ocorrência rara. 

Na idade média os cavalheiros costumavam cortejar as damas falando assim: 
"Me casarei com você na próxima lua azul". 



Embora a lua azul não seja colorida, luas azuis existem, mas são uma ocorrência bem mais incomum. Cinzas vulcânicas e fogos florestais podem tornar a lua colorida. As partículas das cinzas e da fumaça concentrada tem um diâmetro de 1 micron, tamanho que ajuda na dispersão da luz vermelha e amarela. Segundo informações da  Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (em inglês NASA) dos Estados Unidos, a concentração das partículas pode deixar até mesmo o sol com uma aparência mais acinzentada, ou violeta.



Fonte: pesquisa Google

Um comentário:

  1. Olha, já vi a lua bem amarelada, agora, azul deve ser algo encantador, a lua por si só é uma beleza divina que merece aplausos.

    Lindo post.

    Um grande beijo.

    ResponderExcluir

Seguidores